Exames
-
Histopatológico
Trata-se do estudo dos tecidos do organismo (pele, mama, ovário, próstata, qualquer fragmento de tecido) ao microscópio. Consiste em se examinar ao microscópio um fragmento de tecido de um órgão qualquer do paciente a fim de confirmar ou afastar um ou mais diagnósticos.
É um ato médico (é procedimento realizado exclusivamente por médicos especialistas, chamados patologistas – a especialidade é chamada Anatomia Patológica ou simplesmente Patologia).
-
Biópsia intraoperátoria de Congelação
A biópsia por congelação, melhor designada exame trans-operatório, é aquela em que o patologista examina o material durante o ato cirúrgico, ou seja, com o paciente na mesa de cirurgia e anestesiado. O cirurgião retira um pequeno fragmento de tecido que deverá ser analisado pelo patologista em poucos minutos. Geralmente é solicitada quando se deseja saber se uma determinada condição é “maligna” ou “benigna”, mas há também outras situações em que se desejam outras respostas.
A biópsia de congelação é também muito utilizada para verificação das margens cirúrgicas, garantindo se o tumor foi eliminado por completo.
-
Colpocitologia Oncótica
É o Teste de Papanicolaou .O exame pode diagnosticar o Câncer de Colo de Útero mas é voltado essencialmente para a sua prevenção, daí outro nome pelo qual é conhecido:“Preventivo do Câncer”.
-
Citologias Diversas
Citopatologia é área de atuação do médico patologista voltada à realização de diagnóstico de lesões ou doenças por análise de alterações de material celular obtido de variadas formas (por exemplos, exfoliação – Teste de Papanicolaou; líquidos orgânicos, como urina, líquido pleural, líquido ascítico; punção de cistos; punção com aspiração de material celular de lesões).
-
Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)
É um procedimento realizado no paciente através de técnica de aspiração, em geral por método de seringa e agulha, com retirada de material de uma lesão ou de um órgão ou de determinada estrutura (tireóide , mama , massas cervicais, linfonodos ,etc.). O material coletado é colocado em lâminas, submetidos a coloração e posteriormente são analisados ao microscópio. É um ato médico, isto é, deve ser feito por médicos tanto no ato de colheita como na interpretação.
-
Imuno-Histoquímica
É uma complementação do exame histopatológico comum, só que bem mais sofisticada e de tecnologia mais elevada, e com subsídios extremamente valiosos.
A Imuno-histoquímica é largamente utilizada no diagnóstico e prognóstico do câncer.
Por meio deste exame, o patologista é capaz de definir características específicas do tumor, que servem para se determinar o prognóstico do caso e, também, para a escolha do melhor método de tratamento.
-
Captura Híbrida
Captura híbrida é um exame capaz de diagnosticar o vírus do HPV ainda que não tenham aparecidos os primeiros sintomas de HPV. É um exame útil no diagnóstico e acompanhamento da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).
Este exame permite identificar 18 tipos do HPV, divididos em grupo de baixo risco ou grupo A, que não causam câncer e de alto risco ou grupo B, que podem causar câncer.
Para o grupo de baixo risco, detectam-se 5 tipos de HPV e para o de alto risco, 13 tipos.
-
Laboratório Clínico
Diversos exames para controle de doenças, para diagnósticos, para dosagens hormonais, etc.
Resultados de Exames
Facilite sua rotina e confira os resultados dos seus exames clicando no botão.